Direitos Autorais

Todas as receitas e fotografias de todas e quaisquer criações incluídas neste blog/site estão sobre a proteção da LEI DO DIREITO AUTORAL Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução ou divulgação das mesmas com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação. Não copie! Entre em contato: autismoemfoco@gmail.com myfreecopyright.com registered & protected

Meu livro: Autismo Esperança Pela Nutrição

Meu livro: Autismo Esperança Pela Nutrição
Vendas: autismoemfoco@gmail.com

terça-feira, 30 de abril de 2013

Pão de passas com canela!

Semana passada, dia 25 de abril, dei uma aula de culinária sem glúten no COINE - Congresso de Nutrição Especializada que aconteceu no Rio.
Recebi então, vários pacotes dos mixes de farinha da Schar, uma das patrocinadoras do evento: a Mix B para pães e a Mix C para confeitaria em geral.
Farei então muitas gostosuras aqui para casa testando as farinhas e colocarei os resultados aqui no blog.

O primeiro teste já foi um espetáculo! Este pão ficou delicioso!
Um bom mix de farinhas já é 50% do bom resultado de uma receita! Vale o investimento, principalmente para quem não tem muita experiência na cozinha sem glúten.  

Pão de passas e canela:

pão de passas 
- 1 e 3/4 da farinha Mix B para pães da Schar (você pode se orientar em onde comprar aqui) ou, a mistura tradicional de farinha sem glúten (essa opção eu não testei e se usá-la, tem que acrescentar 1 1/2 colheres de chá de CMC e 1 colher de chá de gelatina incolor à massa);

- 1/4 de xícara de farinha de aveia sem glúten( usei esta porque ainda tenho em casa). Você pode substituir por qualquer farinha integral: quinua, amaranto, grão de bico, feijão branco;

- 1/2 colher de chá de sal;

- 1 colher de chá de canela em pó;

- 1/2 colher das de sopa de açúcar;

- 2 colheres das de chá de fermento biológico instantâneo seco;

- 2 ovos grandes;

- 3 colheres de sopa de mel;

- 3 colheres de sopa de óleo;

- 1 xícara de leite vegetal ou água (usei leite de castanhas) morno, tolerável ao toque;

- 1/3 de xícara de passas sem sementes.


Modo de fazer:

1º Unte e enfarinhe uma forma de pão pequena.

2º Em uma vasilha, misture todos os ingredientes secos. Adicione os ovos inteiros, o mel, o óleo e bata levemente para misturar.

3º Adicione o leite vegetal morno, bata em velocidade baixa para misturar e aumente para velocidade máxima, batendo a massa por 3 minutos. A massa deve cair da colher de uma vez só. Talvez não seja necessário adicionar todo o líquido.

4º Adicione as passas e misture-as à massa. Coloque-a na forma e  deixe-a crescer em local fechado como o micro-ondas ou um armário, até ela chegar ao topo da forma. Aproximadamente meia hora.

5º Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 205º C. Asse o pão por 30 minutos aproximadamente na grade inferior do forno.

6º Desenforme e sirva em seguida. Para servir fresco nos outros dias, aqueça em grill, forninho ou torradeira.
Related Posts with Thumbnails