Direitos Autorais

Todas as receitas e fotografias de todas e quaisquer criações incluídas neste blog/site estão sobre a proteção da LEI DO DIREITO AUTORAL Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução ou divulgação das mesmas com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação. Não copie! Entre em contato: autismoemfoco@gmail.com myfreecopyright.com registered & protected

Meu livro: Autismo Esperança Pela Nutrição

Meu livro: Autismo Esperança Pela Nutrição
Vendas: autismoemfoco@gmail.com

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Massa de Torta sem Glúten!


Esta semana me deu muita saudade da minha torta de limão. Desde que parei de trabalhar com festas, nunca mais fiz uma. As mini tortinhas eram uma unanimidade entre os clientes e familiares, deixei muitos orfãos saudosos da minha tortinha.

tortinha

Como só de pensar nas tortinhas minha boca enchia d’água e também queria testar uma massa sem glúten para fazê-las semana que vem para uma festa beneficente, fui para cozinha com a missão de recriá-las.

Primeiro tentei uma receita que vi na internet, fiasco total: todas viraram farelo ao tentar retirá-las da forma. Fui então procurar uma receita da mestre das mestres: Bette Hagman, achei!

Fiz então uma segunda tentativa com esta massa: de 24 tortinhas, 9 saíram inteiras :(
Não era possível, as receitas dela são ótimas! Mas percebi que as que ficavam mais branquinhas, sem dourar, se mantinham mais firmes. Fui então para a terceira tentativa com alguns ajustes e olho fixo no forno e no relógio para não passarem do ponto e deu certo!!

Levei-as para consumo de um grupo que não faz a mínima ideia do que é glúten e muito menos o que é a falta dele. Adivinham a reação? Sucesso total!!!

DSC01458

Massa de Torta Doce Sem Glúten:

- 1 xícara de farinha de arroz;

- 3/4 de xícara de polvilho (eu usei araruta);

- 3/4 de xícara de amido de milho (pode usar fécula de batata);

- 1 colher das de chá de CMC;

- 1/2 colher das de chá de sal;

- 1 colher das de sopa de açúcar;

- 2/3 de xícara de gordura de palma (ou margarina, ou manteiga sem sal se você não tiver que evitar leite, lactose, caseína);

- 1 ovo levemente batido;

- 1 colher das de sopa de vinagre;

- 3 a 4 colheres das de sopa de água gelada.

Modo de fazer:

1º Em uma vasilha misture todos os ingredientes secos.

2º Junte os outros ingredientes e amasse até formar uma massa macia e uniforme, usando a água gelada aos poucos até atingir o ponto. Forme uma bola e leve a geladeira por meia hora.

3º Pré-aqueça o forno a 180º C e cubra as forminhas escolhidas com a massa.

4º Leve ao forno para assar por 18/20 minutos. Este é o segredo: a massa tem que ficar seca, desgrudando das laterais da forminha, mas sem dourar.

DSC01457

5º Retire-as do forno e deixe esfriar antes de desenformar. Recheie a gosto.

Com esta base eu fiz tortinhas de limão com recheio de leite condensado mesmo, já que não eram para meu filho.

DSC01461
Related Posts with Thumbnails