Direitos Autorais

Todas as receitas e fotografias de todas e quaisquer criações incluídas neste blog/site estão sobre a proteção da LEI DO DIREITO AUTORAL Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução ou divulgação das mesmas com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação. Não copie! Entre em contato: autismoemfoco@gmail.com myfreecopyright.com registered & protected

Meu livro: Autismo Esperança Pela Nutrição

Meu livro: Autismo Esperança Pela Nutrição
Vendas: autismoemfoco@gmail.com

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Pão Nutritivo da Gilda Moreira

A internet nos dá oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas e nos põe em contato com pessoas tão distantes que mesmo passando por situações semelhantes a nossa, jamais conheceríamos.
A Gilda é uma dessas pessoas que a internet trouxe pra junto de mim :)
Ela tem mãos de fada e um blog delicioso com várias opções sem leite, já que todas as receitas são sem glúten por ser celíaca: o Cozinhando sem Glúten. Sou fã e gostaria de apresentar este trabalho aos meus leitores.
O que mais me chama atenção e a muitos também, são os pães, então fiz a receita do pão nutritivo e muitas outras estão na lista de espera :)


A questão é que muitas vezes acabamos mudando a receita original e dando o nosso toque pessoal e dessa vez não foi diferente, acabei alterando umas coisinhas aqui e ali e fazendo do meu modo.
O modo Gilda Moreira inclui polvilho azedo nas receitas, eu não costumo usá-lo. Fiz a receita com e sem polvilho azedo e continuo preferindo sem, acho que o sabor e a textura realçam mais com polvilho doce. Também troquei os ingredientes nutritivos, mas simplesmente porque não tinha quinua nem em grãos, nem em farinha.


Gostaria também de dar uma dica sobre o volume das receitas de pães: receitas com duas xícaras de farinha são ideais para a forma de pão pequena! Eles ficarão altos e lindos!


Então vamos a minha versão do pão nutritivo!



Pão Nutritivo:


1 xícara de farinha de arroz


- 1 xícara de polvilho doce

- 2 colheres das de chá de CMC

- 1 colher das de sopa de fermento biológico seco

- 1 colher das de sopa de açúcar

- 1 colher de chá de sal

- 3 colheres das de sopa de gergelim

- 1 colher das de sopa de farinha de linhaça

- 1 colher das de sopa de amaranto em flocos 

- 2 ovos

- 1 colher de chá de melhorador de massa (encontrado em lojas de confeitaria e panificação)

- 1/3 de xícara de óleo

- 3/4 de xícara de água morna (cuidado no ponto da água. É água morna tolerável ao toque. Água quente mata o fermento).


Modo de fazer:


1º Unte e enfarinhe uma forma de pão pequena. 

2º Misture todos os ingredientes secos em uma vasilha média. Em uma vasilha pequena, misture os ovos com o óleo.

3º Coloque a mistura de ovos sobre os ingredientes secos, adicione a água morna. Bata com a batedeira em velocidade mínima para misturar. Aumente para a velocidade máxima e bata por 3 minutos.

4º Transfira a massa para a forma preparada e deixe o pão crescer em local fechado e abafado até chegar ao topo da forma. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 230º C.

5º Asse o pão por 30 minutos mais ou menos. Desenforme sobre uma grade e sirva-se!

Para congelar, congele-o fatiado e descongele as fatias diretamente em um grill, torradeira ou forninho.


Related Posts with Thumbnails