Direitos Autorais

Todas as receitas e fotografias de todas e quaisquer criações incluídas neste blog/site estão sobre a proteção da LEI DO DIREITO AUTORAL Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução ou divulgação das mesmas com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação. Não copie! Entre em contato: autismoemfoco@gmail.com myfreecopyright.com registered & protected

Meu livro: Autismo Esperança Pela Nutrição

Meu livro: Autismo Esperança Pela Nutrição
Vendas: autismoemfoco@gmail.com

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Molho Madeira Sem Glúten e Sem Glutamato!

DSC01038


Ontem estava um dia tão chuvoso e nessas horas só pensamos em comer :)
Recebi mensagens de amigos que estavam indo para a cozinha preparar receitas minhas, ou do livro, ou do blog. Aí me empolguei e fui pra cozinha também preparar medalhão de mignon ao molho madeira com arroz a piamontese.
Delícia! E esse prato me lembra tanto a minha época de buffet...
Só quando fui começar a prepará-lo é que me dei conta que molho é uma coisa complicada para quem não consome glúten ou glutamato monossódico. Para fazer esse post dei uma pesquisada nas receitas disponíveis na internet e muitas usam os cubinhos de caldo de carne, um horror!

Esse molho é super prático, vai bem com todo tipo de preparo de carnes vermelhas e você ainda pode congelá-lo em porções menores, descongelando e utilizando somente o necessário.

Molho Madeira:

- Sobras de carne e gordura que você iria jogar no lixo;
Neste dia por exemplo, como iria preparar os medalhões a partir de uma peça inteira de mignon, tive que limpar a carne e então usei todas as aparas para o molho.

- 2 colheres de sopa de óleo;

- Tempero a gosto, como: cebola picada, 1 folha de louro, sal e pimenta do reino;

- 1 xícara de vinho madeira ou seco, ou conhaque;

- 1 xícara de água ou se for utilizar champignons, utilize o líquido da embalagem;

- Meia colher de sopa de mostarda;

- 2 colheres de azeite;

- 1 colher de amido de milho ou qualquer outro amido.


Modo de fazer:

1º Em uma panela aqueça o óleo e doure bem as aparas de carne junto com os temperos.



2º Adicione o vinho e a água, abaixe o fogo e deixe apurar o molho por 10 minutos.



3º Passe o molho por uma peneira e descarte a carne. Reserve este caldo.

4º Aqueça o azeite e misture o amido, junte o caldo de carne e leve ao fogo para engrossar.  Passe novamente pela peneira se precisar. Adicione os champignons fatiados se for utilizar e empregue o molho na receita logo em seguida.

Related Posts with Thumbnails