Direitos Autorais

Todas as receitas e fotografias de todas e quaisquer criações incluídas neste blog/site estão sobre a proteção da LEI DO DIREITO AUTORAL Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução ou divulgação das mesmas com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação. Não copie! Entre em contato: autismoemfoco@gmail.com myfreecopyright.com registered & protected

Meu livro: Autismo Esperança Pela Nutrição

Meu livro: Autismo Esperança Pela Nutrição
Vendas: autismoemfoco@gmail.com

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Bolinho de Bacalhau Sem Glúten e Sem Ovos!



Bolinho de bacalhau combina com o Natal, é ou não é?
Desde que me entendo por gente, ele é presença garantida nas ceias da minha família.
Quando olhamos na internet, há dezenas de receitas diferentes para esta iguaria deliciosa. Para fazer essa postagem, dei uma pesquisada nas imagens de bolinhos e para cada imagem que abria, lá estava uma receita diferente.
Mas o que pude notar é que todas sem excessão tinham ovos. Algumas farinha de rosca, outras farinha de trigo. Na minha época de buffet, minha receita levava ovo e farinha de mandioca. Hoje não posso usar nem uma coisa, nem outra e além disso, minha mãe que sempre fez os bolinhos para a ceia, este ano me encarregou da tarefa. Tive que reinventar o bolinho.
Outra coisa comum é a grande quantidade de bacalhau e pouca quntidade de batata. Venhamos e convenhamos, o bacalhau é muito caro e portanto, o prato precisa render! Imagina como uma receita dessas sairia cara para uma festa!

Espero que esta receita ainda chegue a tempo para o seu Natal!


Bolinho de Bacalhau Sem Glúten e Sem Ovos:

- 500 g de bacalhau (eu uso bacalhau vendido em lascas)

- 1 e 1/2 Kg de batata inglesa

- 1/3 de xícara de azeite

- 1/3 de xícara de cebola desidratada em flocos

- Cheiro verde picadinho a gosto, eu gosto de muito!

- 3/4 de xícara de farinha de arroz.


Modo de fazer:

1º Coloque as lascas de bacalhau de molho por 4 hs, mudando a água a cada hora. Leve ao fogo para cozinhar por 5 minutos após abrir fervura. Escorra, deixe esfriar e esprema firme com as mãos para retirar toda a água retida. Reserve a água do cozimento.

2º Cozinhe as batatas com casca na água do cozimento do bacalhau. Deixe esfriar e esprema-as.

3º Misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea.

4º Faça bolinhos no formato que desejar e frite-os em óleo quente até dourar. Sirva em seguida.

OBS:

- A massa pode ser feita no dia anterior e permanecer em geladeira. Na hora é só moldar os bolinhos e fritar.

- Você pode congelar os bolinhos crus, mas é preciso fritá-los congelados.

- Se a massa ficar muito salgada, rale uma batata grande e crua. Esprema-a bem para retirar todo o líquido e junte-a a massa. A batata crua absorve o excesso de sal. Experimentei e aprovei!

Related Posts with Thumbnails