Direitos Autorais

Todas as receitas e fotografias de todas e quaisquer criações incluídas neste blog/site estão sobre a proteção da LEI DO DIREITO AUTORAL Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução ou divulgação das mesmas com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação. Não copie! Entre em contato: autismoemfoco@gmail.com myfreecopyright.com registered & protected

Meu livro: Autismo Esperança Pela Nutrição

Meu livro: Autismo Esperança Pela Nutrição
Vendas: autismoemfoco@gmail.com

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Scones de Cramberry Sem Glúten!



Esta semana passeando pelo Rio de Janeiro, achei caixinhas de cramberries secas no Hortifruti da Prado Júnior em Copacabana. Meus olhos brilharam e pensei logo na possibilidade de fazer algumas das dezenas de receitas que tenho com esta frutinha.

Um pão foi logo a 1ª coisa que pensei e logo depois um scone.
Scone é uma iguaria de origem escocesa e muito conhecido na Inglaterra, Estados Unidos e Canadá. Todo livro de receitas destes países tem várias versões desta coisinha gostosa e não muito doce que é um misto de pão, biscoito, broa. Delicioso para um café da manhã ou lanche da tarde, geralmente servido morno com geléia e chantilly, além de ser uma receita rápida de se produzir.
Maurício adorou, mais uma descoberta e, por causa disso, terei que providenciar uma receita sem ovos.
É também uma ótima opção para pessoas que tem intolerância ao fermento biológico.

As cramberries podem ser substituídas facilmente nesta receita por passas sem sementes.

Scones de Cramberry:

- 2 xícaras da mistura de farinha sem glúten (2 xic. de farinha de arroz, 2/3 de xíc. de fécula de batata, 1/3 de xíc. de polvilho)

- 1 colher das de chá de CMC

- 1/3 de xícara de açúcar ou o seu substituto

- 1 colher das de sopa de fermento químico em pó

- 1 colher das de chá de raspas de casca de limão

- 1/2 colher das de chá de sal

- 5 e 1/2 colheres das de sopa de gordura de palma (talvez ghee ou margarina sem leite faça o mesmo efeito)

- 1/2 xícara de cramberries

- 1/2 xícara de amêndoas laminadas

- 2 ovos ligeiramente batidos

- 1/2 xícara de leite de coco




Modo de fazer:

1º Pré-aqueça o forno a 180º C.

2º Em uma vasilha média misture os ingredientes secos.

3º Adicione a gordura de palma e amasse com os dedos para formar uma farofa levemente úmida. Adicione as cramberries e as amêndoas.

4º Misture os ovos levemente batidos ao leite de coco. Separe 1 colher das de sopa para pincelar a massa. Adicione esta mistura aos ingredientes secos e amasse até formar uma massa homogênea que não gruda nas mãos.

5º Coloque a massa no centro de uma forma coberta com papel manteiga e achate-a formando um círculo de 20 centímetros de diâmetro por 2 centímetros de altura. Pincele a mistura de ovos que ficou reservada e distribua um pouco de açúcar granulado por cima.

6º Divida o círculo em 8 partes, separe-as levemente e leve ao forno por 18 minutos ou até que fique ligeiramente dourado.

7º Sirva em seguida ou aqueça-os levemente antes de servir.

Para congelar, envolva cada um em filme plástico e leve-os ao congelador em recipiente apropriado. Descongele-os em temperatura ambiente ou no micro-ondas por 1 minuto.
Related Posts with Thumbnails