Direitos Autorais

Todas as receitas e fotografias de todas e quaisquer criações incluídas neste blog/site estão sobre a proteção da LEI DO DIREITO AUTORAL Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução ou divulgação das mesmas com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação. Não copie! Entre em contato: autismoemfoco@gmail.com myfreecopyright.com registered & protected

Meu livro: Autismo Esperança Pela Nutrição

Meu livro: Autismo Esperança Pela Nutrição
Vendas: autismoemfoco@gmail.com

sábado, 23 de outubro de 2010

Halloween e Muffins de Abóbora



Na minha época de criança, a comemoração de halloween não existia no Brasil e o grande evento era esperar pelo dia de Cosme e Damião, 27 de setembro.
Nossa! Era um frege :)
Era o único dia permitido por meus pais para faltar a escola e a bagunça já começava no dia anterior. Ganhávamos roupa nova e todos os primos e amigos dormiam em uma casa só, geralmente a minha. Já tínhamos um roteiro pré-estabelecido pois já sabíamos as casas que davam doces. As 6 da manhã já estávamos de pé, pois as 7 já era a vez da 1ª casa e corríamos o dia inteiro pelas ruas que ainda eram de barro. Melhor ainda quando chovia, aí o barro se transformava em lama e era um festival de tombos e escorregadas que faziam a nossa alegria :)
Criança se diverte com tão pouco hehe
Doces memórias :)

Pena que na época era tão raro tirar fotos, adoraria mostrar uma para os meus filhos.

Hoje com a globalização e mudanças de hábitos das crianças, vivendo em condomínios, cursos e escolas, o grande barato é o Halloween que na maioria das vezes vejo ser comemorado como uma festa temática nas escolas ou cursos de inglês.
Como toda festa, tudo gira em torno da comida e no halloween não poderia ser diferente.
Eu recebo feeds de alguns blogs americanos e neste mês de outubro acontece uma invasão de abóbora.
Além das cabeças de abóboras presentes na decoração, a abóbora toma conta das guloseimas em bolos, pães, cupcakes e muffins, biscoitos, waffles...
Eu adoro por ser uma forma de disfarçar este alimento que não é muito querido pelas crianças. Acabam apreciando um alimento rico sem nenhuma guerra :)

A abóbora tem alto valor nutritivo e nos interessa muito pois contém grande quantidade de vitamina A, indispensável para a recuperação da mucosa intestinal e para evitar infecções. Também auxilia o crescimento.


Possui ainda Niacina e vitaminas do Complexo B, cuja função é evitar problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso. A niacina é um calmante natural. Tem sais minerais como Cálcio e Fósforo, que participam da formação de ossos e dentes, construção muscular, coagulação do sangue e transmissão de impulsos nervosos. Tem ainda vitamina C e E, potássio e magnésio.

Esta receita do blog Karina's Kitchen além dos benefícios da abóbora, ainda tem a farinha de coco, rica em em fibras e a farinha de amêndoas, rica em proteínas e vitaminas. Pela grande presença de fibras, se utilizar o açúcar, ele é metabolizado de forma lenta e gradativa não trazendo prejuízos ao comportamento. O mesmo ocorre com o alto índice glicêmico da ábobora.
Fiz leves alterações na receita, como substituir a farinha de sorgo, inexistente no Brasil, por farinha de arroz e, substituir os ovos por purê de maçã.
O resultado é um bolinho macio, úmido e aromático, perfeito para acompanhar o café ou um lanchinho da escola.



Muffins de Abóbora Sem Glúten, Sem Leite e Sem Ovos!

- 1 xícara de farinha de arroz

- 1/3 de xícara de farinha de coco

- 1/2 xícara de farinha de amêndoas (talvez farinha de grão de bico dê certo ou também de trigo sarraceno)

- 1/2 xícara de polvilho, ou amido de milho, ou araruta

- 2 colheres das de chá de fermento químico em pó

- 1 colher das de chá de bicarbonato de sódio

- 1/2 colher das de chá de sal

- 1 colher das de chá de CMC para maiores informações clique aqui

- 1 colher das de chá de canela em pó

- 1/2 colher das de chá de cravo em pó

- 1/2 colher das de chá de noz moscada em pó

- 1 1/3 de açúcar ou o seu substituto

- 1 xícara de purê de abóbora (cozida no vapor e passada no processador ou amassada até virar purê)

- 1/3 de xícara de óleo (qualquer um da sua preferência)

- 1 potinho de purê de maçã para bebês ou 2 ovos

- 1 colher das de sopa de baunilha

- 1/4 de colher das de chá de suco de limão ou vinagre de maçã

- 1/2 xícara de leite vegetal (de arroz ou de coco)

- 2/3 de nozes picadas grosseiramente e mais algumas inteiras para enfeitar os bolinhos ou gotas de chocolate sem glúten e sem leite


Modo de fazer:

1º Pré-aqueça o forno a 205º C e forre 12 forminhas de muffins com forminhas de papel.

2º Misture todos os ingredientes secos em uma vasilha com um batedor de ovos.

3º Em outra vasilha misture todos os ingredientes líquidos também com um batedor de ovos: os purês, o óleo, a baunilha, o limão e o leite vegetal.

4º Transfira para a vasilha de ingredientes secos e bata com a batedeira em velocidade média por um minuto.

5º Adicione as nozes picadas ou as gotas de chocolate, mexa, distribua entre as forminhas e leve ao forno para assar por 35 minutos ou até que ao enfiar um palito este saia limpo.



Bom apetite e Happy Halloween!
Related Posts with Thumbnails