Direitos Autorais

Todas as receitas e fotografias de todas e quaisquer criações incluídas neste blog/site estão sobre a proteção da LEI DO DIREITO AUTORAL Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução ou divulgação das mesmas com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação. Não copie! Entre em contato: autismoemfoco@gmail.com myfreecopyright.com registered & protected

Meu livro: Autismo Esperança Pela Nutrição

Meu livro: Autismo Esperança Pela Nutrição
Vendas: autismoemfoco@gmail.com

sábado, 21 de agosto de 2010

Pão Integral de Farinha de Coco



Dando continuidade aos testes com a farinha de coco com a qual fui presenteada pela Finococo, esta semana fiz este pão extremamente simples e saboroso.

Uma excelente receita para quem não consegue reproduzir meus pães, para os que precisam ou querem evitar o consumo de farinhas já que a farinha de coco não é metabolizada pelo organismo como uma e, também, para as pessoas que não podem consumir fermento biológico.
O inconveniente da farinha de coco é que ela não poderá ser consumida por pessoas alérgicas ou intolerantes ao ovo. Isto porque todas as receitas com esta farinha necessitam de muitos ovos.
Mas este detalhe também tem sua vantagem: é ótimo para as pessoas e crianças que precisam aumentar a ingestão de proteínas. As vezes a criança tem uma dieta tão restrita, especialmente as que não podem ou não gostam de carne, que as receitas preparadas com farinha de coco tornam-se uma excelente opção.

Este pão apesar de demorar bastante para assar, será classificado como uma receita rápida porque é tão rápido e fácil de preparar a massa que não é necessário nem mesmo uma batedeira.
Outra vantagem desta receita é que você pode produzí-la com todos os ingredientes orgânicos com excessão do sal e do fermento :)


Pão Integral de Farinha de Coco:

- 6 ovos

- 1/2 xícara de óleo (qualquer um, até mesmo o óleo de coco)

- 2 colheres das de sopa de mel, glicose de mandioca ou nectar de agave

- 1/2 colher das de chá de sal

- 3/4 de xícara de farinha de coco peneirada

- 1 colher das de chá de fermento químico.


Modo de fazer:

1º Pré-aqueça o forno a 180ºC.

2º Forre uma forma para pão pequena com papel alumínio ou papel manteiga conforme descrito na postagem do empadão sem glúten. Unte a forma. Este procedimento é imprescindível para que você consiga retirar o pão da forma com facilidade sem quebrá-lo. Se você untar somente a forma, o pão irá grudar no fundo e você não conseguirá retirá-lo sem que ele se quebre todo.

3º Misture a farinha de coco com o fermento e reserve.

4º Em uma vasilha média, bata rapidamente os ovos com o óleo, o mel e o sal com um batedor de ovos até ficar uma mistura homogênea.

5º Junte a farinha com o fermento e bata com o batedor de ovos novamente. Ficará uma massa mole muito parecida com omelete. Coloque a massa na forma e leve ao forno para assar por 1 hora e 10 minutos. Após uma hora, espete o centro do pão com um palito e verifique se sai limpo.

É incrível como este pão cresce apesar da pouca quantidade de fermento! Logicamente é diferente do crescimento de um pão com fermento biológico, mas cresce bastante, fica dourado e bonito!
Pode ser consumido com acompanhamentos doces e salgados.

Bom apetite!!

Related Posts with Thumbnails