Direitos Autorais

Todas as receitas e fotografias de todas e quaisquer criações incluídas neste blog/site estão sobre a proteção da LEI DO DIREITO AUTORAL Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução ou divulgação das mesmas com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação. Não copie! Entre em contato: autismoemfoco@gmail.com myfreecopyright.com registered & protected

Meu livro: Autismo Esperança Pela Nutrição

Meu livro: Autismo Esperança Pela Nutrição
Vendas: autismoemfoco@gmail.com

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Tempurá Sem Glúten e Sem Ovos!

Tempurá é um prato típico japonês de herança portuguesa. No século XVI os jesuítas e os comerciantes portugueses montaram uma colônia em Nagasaki. Como todo bom estrangeiro eles faziam pratos de sua terra natal.


Durante o Quatuor Tempora (Quatro Tempos), celebração católica onde as pessoas deviam comer pouco e abster-se de ingerir carne, os jesuítas preparavam camarões fritos em uma massa com farinha e ovos.
Os japoneses expulsaram os portugueses do Japão, mas a herança culinária ficou. Com o tempo os japoneses foram refinando o prato, adicionando vegetais e apresentando-o em versões lindamente elaboradas como são os pratos da culinária japonesa. Hoje o tempurá é um prato típico e apreciado no mundo inteiro: camarões e vegetais diversos empanados em uma massa fina, delicada, sequinha e crocante.



Se a massa ficar ralinha, produzirá empanados com massa quase invisível como os dessa foto. Se você deixar a massa mais grossa, como eu gosto, a camada empanada será mais espessa e deliciosa!



Para nossas crianças é uma forma atraente de introduzir vegetais na dieta e variá-la. Eu não faço o prato completo como conhecemos. Uso a massa para fazer empanados em geral, Mauricio adora beringelas, cebolas e couve-flor empanadas nesta massa de tempurá.
As cebolas inclusive acabam sendo uma excelente opção para aquelas horinhas onde a criança estava acostumada a comer salgadinhos de pacote, mas se você quiser que seja uma opção para a criança, não as deixe perto de um adulto, são deliciosas e tentadoras hehe


Tempurá Sem Glúten e Sem Ovos:

- 1/2 xícara de farinha de arroz;

- 1/2 xícara de polvilho doce ou amido de milho;

- 1 colher das de sopa de farinha de linhaça;

- 1 colher das de chá de fermento químico;

- 1 colher das de chá de óleo;

- 1 xícara das de chá de água.


Modo de fazer:

1º Misture todos os ingredientes. Deixe descansar por uns 10 minutos. Deixe mais ralo ou mais grosso dependendo do seu gosto.

2º Esquente bem o óleo, passe o legume na massa, deixe escorrer o excesso e frite até ficar douradinho. Escorra em papel absorvente e sirva em seguida!

Esta massa pode ser guardada em geladeira e ser utilizada no dia seguinte.


Related Posts with Thumbnails