Direitos Autorais

Todas as receitas e fotografias de todas e quaisquer criações incluídas neste blog/site estão sobre a proteção da LEI DO DIREITO AUTORAL Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução ou divulgação das mesmas com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação. Não copie! Entre em contato: autismoemfoco@gmail.com myfreecopyright.com registered & protected

Meu livro: Autismo Esperança Pela Nutrição

Meu livro: Autismo Esperança Pela Nutrição
Vendas: autismoemfoco@gmail.com

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Leite de Arroz Caseiro!


geral 018


O leite de arroz é bastante neutro em sabor, compatível com qualquer utilização na cozinha e com matéria-prima presente na casa de qualquer família. É um leite vegetal de fácil digestão, podendo ser misturado a todos os outros para realçar seu sabor ou suavizar o de outro que seja mais forte.
Confesso que pra beber puro ou utilizar em receitas, prefiro o leite comprado pronto que tem um sabor mais doce e completamente diferente do caseiro.
Mas a pouco tempo me mudei para uma cidade pequena e com poucos recursos sendo possível encontrar o leite italiano somente quando vou ao Rio. Por isso, tenho feito bastante este leite em casa misturado com leite de amendoas ou de coco.
Os Milk-Shakes e vitaminas cremosas de Mauricio ficam ótimos!


Leite de Arroz:

- 2 xícaras de arroz, qualquer tipo, sem lavar

- 10 xícaras de água mineral ou 2 litros e meio

- 1/2 colher das de chá de sal

- Metade de uma fava de baunilha


Modo de fazer:

1º Leve ao fogo a água com o arroz, o sal e a metade da fava de baunilha cortada ao meio, por 15 minutos, não mais que isso.

2º Passe o arroz com a água do cozimento pelo liquidificador, utilizando o modo pulsar em três pulsadas rápidas para apenas quebrar os grãos sem formar uma papa. Se você esperar o arroz esfriar ele cozinhará mais e absorverá mais água e mesmo produzindo o leite da forma descrita, ele ficará bem grosso.

3º Peneire mexendo delicadamente no arroz apenas para sair o líquido. Está pronto para ser utilizado.

Repare que na foto o leite da jarra é mais tranlúcido. Este é o leite de arroz puro. O do copo está misturado com leite de amêndoas e fica um branco mais leitoso.

Nota:

Adicionando cálcio:

Você pode adicionar cálcio ao leite misturando uma colher de chá de pó de casca de ovo ou cálcio de ostras em pó, encontrados em boas lojas de produtos naturais. Se misturá-lo a um pouco de leite de avelãs ele já estará enriquecido de cálcio, pois as avelãs são ricas em cálcio, mais até do que o leite de vaca.

Adicionando ômega 3:

Para fazer um leite enriquecido com ômegas, adicione 1 colher das de sopa de óleo de linhaça, ou de nozes, ou de canola prensados à frio e depois de pronto. Estes óleos não são os óleos de cozinha encontrados em supermercados. São vendidos em lojas de produtos naturais em pequenas garrafas de vidro.

Você pode utilizar a sobra de arroz para produzir receitas deliciosas como o pudim de arroz da página 162 do meu livro e a torta de arroz da página 173.
Se você ainda não comprou, compre-o! O melhor preço é o encontrado no site da Americanas, mas você também pode encontrá-lo na Saraiva.


challah 011
 
challah 016
Related Posts with Thumbnails