Direitos Autorais

Todas as receitas e fotografias de todas e quaisquer criações incluídas neste blog/site estão sobre a proteção da LEI DO DIREITO AUTORAL Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução ou divulgação das mesmas com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação. Não copie! Entre em contato: autismoemfoco@gmail.com myfreecopyright.com registered & protected

Meu livro: Autismo Esperança Pela Nutrição

Meu livro: Autismo Esperança Pela Nutrição
Vendas: autismoemfoco@gmail.com

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Faláfel - Bolinhos de grão de bico!



Dia desses estava vendo um programa de culinária na Discovery Home and Health onde o chef preparou estes bolinhos deliciosos e super simples de serem feitos. Minha boca encheu d'água :)
No outro dia fui pra cozinha prepará-lo.
Mauricio gostou, mas prefere a outra receita do meu livro, feito com o grão de bico cozido e batata.

Estes bolinhos são uma especialidade árabe muito popular e naturalmente sem glúten, leite, ovos, químicos. São servidos com salada e pão sírio com molho de gergelim. Os originais tem um formato redondinho e achatado.
Eu fiz em formato de croquetinho.
Podem ser servidos em festas com vários tipos de molho e também como opção de uma refeição leve como eu fiz: com salpicão de frango e maionese. Para os vegetarianos, podem ser servidos com salpicão de repolho ou qualquer salada.

O grão de bico é um alimento muito interessante, rico em proteínas, no aminoácido triptofano precursor da serotonina, em ferro e em zinco o que ajuda a combater anemia e fortalecer o sistema imunológico. É rico em fibras o que ajuda a regular o intestino. Tem baixo indíce glicêmico, liberando o açúcar dos carboidratos lentamente no sangue não provocando piques de hiperglicemia.
Servido junto com o molho de gergelim, completa uma refeição super nutritiva.
O gergelim é rico em proteínas, fibras e ferro, vitamina E, minerais como fósforo, magnésio, selênio, zinco e manganês. Tem função antioxidante, anticancerígena e reguladora das funções intestinais por ser emoliente e levemente laxante.


Faláfel: Bolinhos de Grão de Bico:

- 500g de grão de bico deixados de molho por 12 horas e escorridos;

- suco de um limão;

- 1 dente de alho picado (eu usei uma colher de chá de cebola desidratada)

- Salsa e cebolinha bem picadas a gosto, eu gosto de muita;

- Sal e cominho a gosto.


Modo de fazer:

1º Passe todos os ingredientes no processador até formar uma massa moldável. Não fica uma massa compacta, você terá que amassar os bolinhos com as mãos e moldá-los.

2º Frite em óleo quente até ficarem dourados. É preciso que eles fiquem completamente imersos no óleo para cozinharem bem com a fritura.

3º Sirva com o molho e saladas ou acompanhado somente do molho.


Molho:

- 1/2 xícara de água

- 1/3 xícara de tahine (pasta de gergelim)

- 1 colher das de sopa de suco de limão

- 1 dente de alho amassado

- Sal a gosto
 
 
Modo de fazer:
 
Bata tudo no liquidificador. Fica um molho ralo. Sirva acompanhando bolinhos e saladas. Eu servi com maionese, pois meu filho Mauricio é alérgico a gergelim.
 

Bom apetite!!
Related Posts with Thumbnails