Direitos Autorais

Todas as receitas e fotografias de todas e quaisquer criações incluídas neste blog/site estão sobre a proteção da LEI DO DIREITO AUTORAL Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução ou divulgação das mesmas com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação. Não copie! Entre em contato: autismoemfoco@gmail.com myfreecopyright.com registered & protected

Meu livro: Autismo Esperança Pela Nutrição

Meu livro: Autismo Esperança Pela Nutrição
Vendas: autismoemfoco@gmail.com

domingo, 3 de janeiro de 2010

Pão de Forma SGSC

pão de forma 017



Esse é aquele pão de forma branquinho e macio para todas as horas e qualquer acompanhamento.
Gosto de comer pão sem glúten levemente aquecido no microondas ou levemente torrado no grill para formar uma crosta fininha e dourada.

A receita original da Bette Hagman leva leite em pó, mais água, Ener-G, gordura hidrogenada.
Adaptei do meu jeito e o resultado está aqui :)
Prefiro fazer em forma de pão pequena, mas você também pode fazer em forma grande.


Pão de Forma Sem Glúten e Sem Leite (sem caseína):

- 3 xícaras da mistura de farinha sem glúten (2xíc. de farinha ou creme de arroz, 2/3 de xíc. de fécula de batata, 1/3 de xíc. de polvilho doce)

- 2 e 1/2 colheres das de chá de CMC clique aqui

- 1 colher das de chá de gelatina em pó sem sabor

- 2 colheres das de sopa de açúcar granulado + 2 colheres das de chá para levedar o fermento
OBS: Se você faz restrição de açúcar, utilize somente 2 colheres das de chá de FOS para levedar o fermento. FOS é um prebiótico e se encontra em algumas farmácias ou lojas de suplementos alimentares.

- 1 colher das de chá de sal

- 1 e 1/4 de xícara de água mineral morna + 1/2 xícara para levedar o fermento

- 1 colher das de sopa de fermento biológico seco

- 1/4 de xícara de óleo vegetal

- 1 colher das de chá de vinagre de maçã

- 1 ovo + 2 claras

- 1/2 colher das de sopa de essência de manteiga (opcional).
OBS: Não tem nada haver com leite ou derivado, é apenas um aromatizante.


Modo de fazer:

1º Unte com creme vegetal (não é margarina) duas formas para pão pequenas ou uma grande e enfarinhe com farinha de arroz.

2º Em uma vasilha média, coloque a farinha, o CMC, a gelatina, o sal, o açúcar se for usar e misture com um batedor de ovos.

3º Em uma vasilha pequena, misture a 1/2 xícara de água morna com as duas colheres das de chá de açúcar ou FOS e o fermento. Deixe levedar, levantar uma espuma.

4º Misture o óleo com a xícara de água morna, o vinagre e a essência se fo usar. Coloque-a sobre a mistura de farinha e bata com a batedeira em velocidade baixa para misturar.

5º Adicione os ovos, bata novamente em velocidade baixa só para misturar. Adicione a água de fermento. Continue batendo em velocidade baixa para misturar e em seguida aumente para velocidade máxima. Bata por 3 minutos.

A massa fica um pouco mais mole que a de panetone caindo com mais facilidade da colher, mas ainda caindo de uma vez só.

pão de forma 002

6º Distribua a massa nas formas e coloque-as em local abafado (dento do microondas por ex.) para que a massa cresça, cerca de meia hora ou até que alcançe 1 cm da borda da forma. Nos últimos 15 minutos, pré-aqueça o forno a 205º C.

pão de forma 003


7º Coloque as formas de pão dentro de uma assadeira e leve-os ao forno com a grade posicionada no centro. Coloque uma assadeira com água quente na grade inferior. Isto supostamente daria mais humidade a massa. Não notei esta diferença no pão, mas ajuda a controlar a temperatura do forno. Esta assadeira com água quente é opcional, faço sem ela e os pães ficam ótimos.

pão de forma 005

8º Asse os pães pequenos por 40 minutos ou o grande por 50 minutos. Cubra-os com papel alumínio após 15 minutos de forno para não corar demais. Após retirá-los das formas, coloque-os para esfriar sobre uma grade.

pão de forma 006

Deixe-o bem acondicionado e esquente-o antes de consumir. Congele-o se não for consumi-lo totalmente em 3 dias.

Bom apetite!

pão de forma 013

Para congelar:


Depois de totalmente frio, envolva-o em filme plástico bem vedado e congele. Para descongelar é só deixar em temperatura ambiente esquentá-lo em grill, torradeira, forninho ou microondas. Também pode ser congelado em porções individuais, retirando-as do freezer conforme o uso.
Related Posts with Thumbnails