Esse é aquele pão de forma branquinho e macio para todas as horas e qualquer acompanhamento.
Gosto de comer pão sem glúten levemente aquecido no microondas ou levemente torrado no grill para formar uma crosta fininha e dourada.
A receita original da Bette Hagman leva leite em pó, mais água, Ener-G, gordura hidrogenada.
Adaptei do meu jeito e o resultado está aqui :)
Prefiro fazer em forma de pão pequena, mas você também pode fazer em forma grande.
Pão de Forma Sem Glúten e Sem Leite (sem caseína):
- 3 xícaras da mistura de farinha sem glúten (2xíc. de farinha ou creme de arroz, 2/3 de xíc. de fécula de batata, 1/3 de xíc. de polvilho doce)
- 2 e 1/2 colheres das de chá de CMC clique aqui
- 1 colher das de chá de gelatina em pó sem sabor
- 2 colheres das de sopa de açúcar granulado + 2 colheres das de chá para levedar o fermento
OBS: Se você faz restrição de açúcar, utilize somente 2 colheres das de chá de FOS para levedar o fermento. FOS é um prebiótico e se encontra em algumas farmácias ou lojas de suplementos alimentares.
- 1 colher das de chá de sal
- 1 e 1/4 de xícara de água mineral morna + 1/2 xícara para levedar o fermento
- 1 colher das de sopa de fermento biológico seco
- 1/4 de xícara de óleo vegetal
- 1 colher das de chá de vinagre de maçã
- 1 ovo + 2 claras
- 1/2 colher das de sopa de essência de manteiga (opcional).
OBS: Não tem nada haver com leite ou derivado, é apenas um aromatizante.
Modo de fazer:
1º Unte com creme vegetal (não é margarina) duas formas para pão pequenas ou uma grande e enfarinhe com farinha de arroz.
2º Em uma vasilha média, coloque a farinha, o CMC, a gelatina, o sal, o açúcar se for usar e misture com um batedor de ovos.
3º Em uma vasilha pequena, misture a 1/2 xícara de água morna com as duas colheres das de chá de açúcar ou FOS e o fermento. Deixe levedar, levantar uma espuma.
4º Misture o óleo com a xícara de água morna, o vinagre e a essência se fo usar. Coloque-a sobre a mistura de farinha e bata com a batedeira em velocidade baixa para misturar.
5º Adicione os ovos, bata novamente em velocidade baixa só para misturar. Adicione a água de fermento. Continue batendo em velocidade baixa para misturar e em seguida aumente para velocidade máxima. Bata por 3 minutos.
A massa fica um pouco mais mole que a de panetone caindo com mais facilidade da colher, mas ainda caindo de uma vez só.
6º Distribua a massa nas formas e coloque-as em local abafado (dento do microondas por ex.) para que a massa cresça, cerca de meia hora ou até que alcançe 1 cm da borda da forma. Nos últimos 15 minutos, pré-aqueça o forno a 205º C.
7º Coloque as formas de pão dentro de uma assadeira e leve-os ao forno com a grade posicionada no centro. Coloque uma assadeira com água quente na grade inferior. Isto supostamente daria mais humidade a massa. Não notei esta diferença no pão, mas ajuda a controlar a temperatura do forno. Esta assadeira com água quente é opcional, faço sem ela e os pães ficam ótimos.
8º Asse os pães pequenos por 40 minutos ou o grande por 50 minutos. Cubra-os com papel alumínio após 15 minutos de forno para não corar demais. Após retirá-los das formas, coloque-os para esfriar sobre uma grade.
Deixe-o bem acondicionado e esquente-o antes de consumir. Congele-o se não for consumi-lo totalmente em 3 dias.
Bom apetite!
Para congelar:
Depois de totalmente frio, envolva-o em filme plástico bem vedado e congele. Para descongelar é só deixar em temperatura ambiente esquentá-lo em grill, torradeira, forninho ou microondas. Também pode ser congelado em porções individuais, retirando-as do freezer conforme o uso.