Direitos Autorais

Todas as receitas e fotografias de todas e quaisquer criações incluídas neste blog/site estão sobre a proteção da LEI DO DIREITO AUTORAL Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução ou divulgação das mesmas com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação. Não copie! Entre em contato: autismoemfoco@gmail.com myfreecopyright.com registered & protected

Meu livro: Autismo Esperança Pela Nutrição

Meu livro: Autismo Esperança Pela Nutrição
Vendas: autismoemfoco@gmail.com

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Ingredientes Básicos - Ghee



Antes de começar a postar receitas de biscoitos, preciso falar sobre a gordura a ser utilizada nas receitas.

Em 95% das receitas de biscoitos caseiros sem glúten ou com glúten, a gordura utilizada nas receitas é a manteiga ou a margarina. Quando fazemos dieta livre de caseína ou lactose, não podemos utilizá-las. Substituí-las por creme vegetal não dá certo. Os biscoitos viram verdadeiras pedras, podem até provocar algum acidente :)

Foi então que descobri a ghee como substituto.
Ghee é manteiga clarificada. Passa por um processo culinário onde o leite é retirado sobrando somente a gordura livre de lactose e caseína. Como o processo é manual, pode ter ou permanecer traços de leite assim como produtos industrializados que são produzidos em maquinários onde também se produz produtos com leite. Não ponho minha mão no fogo, nem digo que é 100% segura.

Para pessoas em início de dieta ou muito reativas, talvez não seja a melhor opção.

Neste caso há alternativas:

- Ou usa gordura de coco (óleo de coco), ainda não testei, mas possivelmente dá certo e o inconveniente maior seria o preço além do sabor residual de coco;

- Ou faz receitas onde se utiliza óleo ou outra gordura como no caso do cookie de amendoim ;

- Ou começa a utilizá-la cuidadosamente e gradativamente após dois anos de dieta quando supôe-se que o intestino já esteja mais recuperado e o indivíduo consiga lidar com estes possíveis traços de leite.

É uma questão de escolha e avaliação de prós e contras.

Julie Matthews, uma nutricionista DAN americana muito conceituada em seu meio, utiliza a ghee como um alimento regenerativo e impulsionador do processo de recuperação do intestino por ser alimento rico em ácidos graxos de cadeia curta que servem como substrato para as células da mucosa intestinal promovendo a cicatrização do cólon.

A ghe é utilizada pelos indianos e pela medicina ayurveda a milhares de anos como um elemento que nutre corpo e alma.
Pode ser comprada em lojas de produtos naturais ou feita em casa. Eu prefiro fazer em casa, sai muito mais barato.

Para utilizá-la nas receitas de biscoitos, ao contrário da manteiga onde devemos utilizá-la em temperatura ambiente, a ghee deve ser utilizada gelada para produzir a textura cremosa com os outros ingredientes.
Se a utilizarmos em temperatura ambiente, derrete facilmente e desanda a massa. O mesmo vale para a gordura de coco.

Para maiores informações sobre a ghee e um passo-a-passo de como fazê-la com fotos, visite o site:

http://www.florais.com.br/si/site/0915


Abçs
Related Posts with Thumbnails