Direitos Autorais

Todas as receitas e fotografias de todas e quaisquer criações incluídas neste blog/site estão sobre a proteção da LEI DO DIREITO AUTORAL Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução ou divulgação das mesmas com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação. Não copie! Entre em contato: autismoemfoco@gmail.com myfreecopyright.com registered & protected

Meu livro: Autismo Esperança Pela Nutrição

Meu livro: Autismo Esperança Pela Nutrição
Vendas: autismoemfoco@gmail.com

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Bolo de Chocolate SGSC



Bolo de chocolate é uma paixão de 9 entre 10 :)
Aqui em casa não poderia ser diferente.
Tenho trocentas receitas de bolo de chocolate, cada uma fica de um jeito.
Este bolo é feito com chocolate em barra. É naturalmente macio e úmido. Com uma coberturinha cremosa, é tudo de bom!!

Como já comentei na postagem do bolo de limão, faço bolos em formas descartáveis e o formato acaba parecido com bolos de padaria ou bolos do tipo "Pulmann" de supermercados.
Mas vocês podem fazer do jeito que quiserem. É só uma sugestão.
A massa fica um marrom avermelhado e com a textura de bolo de caixinha.

Receita de Bette Hagman com adaptações da minha cozinha.


Bolo de Chocolate Sem Glúten e Sem Leite (sem caseína):

- 2 e 1/4 de xícara de mistura de farinha sem glúten (2 xíc. de farinha ou creme de arroz, 2/3 de xíc. de fécula de batata, 1/3 de xíc. de polvilho doce)

- 1 e 1/4 de colher das de chá de CMC clique aqui 

- 1 e 1/4 de colher das de chá de bicarbonato de sódio

- 1 colher das de chá de fermento em pó

- 1/2 colher das de chá de sal

- 100g de chocolate meio amargo em barra sem glúten (uso o Melken da Harald, é vendido em barra de 1 kg em lojas de material para doceiras. A Cacau Show vende barras de 100g de chocolate meio amargo orgânico sem glúten e sem leite)

- 1/2 xícara de água quente

- 1 xícara de óleo de canola

- 2 xícaras de açúcar (se for consumi-lo sem cobertura, acho melhor colocar mais 1/2 xícara)

- 4 ovos

- 1 xícara de leite vegetal

- 1 colher das de chá de baunilha


Modo de fazer:

1º Pré-aqueça o forno a 180° C e separe 4 formas descartáveis para bolo, coloque-as dentro de uma assadeira. Não precisa untar e nem enfarinhar.

2º Em uma vasilha média, misture a farinha, o CMC, o bicarbonato, o fermento e o sal. Reserve.

3º Em um refratário, coloque o chocolate em barra picado, junte a água quente e leve ao microondas por 45 segundos. Mexa para formar uma mistura homogênea. Se precisar, volte ao microondas mais um pouco.

4º Em outra vasilha média, bata o açúcar com os ovos até ficar um creme bem claro e fofo. Adicione o óleo, misture em velocidade mínima. Adicione o chocolate derretido e misture novamente em velocidade mínima.

5º Adicione a mistura de farinha alternadamente com o leite vegetal dividido em 3 vezes, sempre batendo em velocidade mínima.

6º Divida a massa entre as formas e leve ao forno por 50 minutos a 1 hora, até que ao enfiar um palito este saia limpo. A massa fica mais líquida, por isso demora mais tempo para assar.

7º Depois de frio, espalhe uma cobertura.

Sugestão de cobertura:

- A calda utilizada no crepe ao chocolate com sorvete . Leve-a a geladeira para firmar, antes de empregá-la no bolo.


Um dia após a postagem desta receita, uma amiga da internet veio me visitar pois está passando férias na minha cidade. O Riovane, seu filhinho, se acabou no bolo de chocolate. Olhem a boca toda suja que coisa mais linda :)
O que com certeza muitos de vocês não sabem é que Riovane é um autista recuperado! Com o diagnóstico antes dos dois anos, seus pais começaram logo com dieta, tratamento biomédico e terapias. Hoje aos 4 anos e meio, não há diferenças se comparado a uma criança típica! Priscila diz que fui sua mentora e trouxe Riovane até a mim para que eu o visse. Me emocionei demais com esse menino e saber que eu tive uma grande participação na sua recuperação. Ele veio acompanhado de sua irmã e um primo, interação perfeita, brincadeiras adequadas, fala com palavras e entendimento adequado a idade, imaginação, curiosidade com perguntas pertinentes... saíram daqui com as 3 crianças brincando pulando como se fossem sapos :)
Todos nós recebemos uma grande benção! Todo o seu desenvolvimento é adequado ao de uma criança da sua idade. E esse sorriso e brilho no olhar, vale qualquer esforço!



Related Posts with Thumbnails